Gastronomia

Mesa servida de pratos tipicamente Alentejanos.

          A cozinha tradicional é marcada essencialmente por pratos com base na carne de porco, na carne de borrego, no azeite, no pão, e nas ervas aromáticas que os enriquecem, e dão vida a pratos como a Açorda, o Ensopado de Borrego, a Sopa de Cação e os pratos de caça. Destaca-se também a tradição conventual, e a doçaria à base de ovos, amêndoas e gila, como o Pão de Rala, as Encharcadas e as Barrigas de Freira.           

De entre a variedade gastronómica do distrito de Évora, vale apena salientar pratos como a Sopa de Toucinho, a já referida Sopa de Cação, a Sopa de Beldroegas e a Sopa de Tomate. Os pratos de carne são o forte gastronómico da região, entre estes há a destacar o Ensopado de Borrego, a Cabeça de Xara, os Pézinhos de Porco de Coentrada, as Migas à Alentejana, os Sarapatéis, os enchidos, as cacholeiras, os presuntos barrados com azeite, a Açorda à Alentejana, o Gaspacho à Alentejana e a Sargalheta.

Na parte da doçaria, sobressaem a Encharcada do Convento de Santa Clara, os pastéis de toucinho de Arraiolos, as Trouxas de Ovos, a Cernelha de Montemor-o-Novo, o Bolo de Mel e os Queijinhos do Céu de Mora, as Granadas de vendas Novas, o Manjdar e Porquinho de Chocolate de Moura, as Tibornas, o Pão de Rala, o Pão de Ló, as Queijadas de Requeijão, o Bolo Joana, as Queijadas de Évora, o Toucinho de Madre Abadessa e as filhós enroladas.

São também de salientar, os queijos curados, fabricados com leite de ovelha misturado com o de cabra.

 

Descubra aqui alguns dos principais restaurantes a visitar em Évora, e alguns pratos alentejanos característicos da cidade.

 

 

 

[FONTE: http://www.portugalvirtual.pt/_tourism/plains/evora/ptgastronomy.html]

[FONTE:http://www.infopedia.pt/$evora-gastronomia]

Anúncios