Monumentos na Cidade

 
Vista da Cidade.

          Cidade no coração do Alentejo, Évora é herdeira de um rico e variado património cultural, construído e preservados ao longo dos tempos. Foi fundada pelos romanos e chamada de Ebora Liberalitas Iulia, que durante a Reconquista Cristã peninsular no século XII, serviu de base à formação do novo reino de Portugal.

Évora foi classificada como Património Mundial desde 1986.

A região em torno da cidade oferece aos que a visitam a paisagem arqueológica megalítica, uma das mais antigas e monumentais da Europa, perfeitamente integrada na paisagem rural envolvente, de que o recinto megalítico dos Almendres é o representante máximo.

Tanto no entrelaçado das ruas medievais, na exuberância dos palácios, mosteiros e igrejas, nos espaços de convívio e de degustação dos requintados paladares da cozinha tradicional, Évora possui o encanto próprio das cidades antigas.

Em Évora podemos encontrar um excepcional património cultural. O seu centro histórico é dos mais ricos de Portugal, sendo alguns dos principais monumentos: o Templo romano de Évora, a Sé Catedral, a Igreja de São Francisco, Capela dos Ossos, o Palácio de D. Manuel e o Convento dos Lóios.

 

[FONTE: http://www2.cm-evora.pt/guiaturistico/saiba_mais.htm ]