Projeto “inovador” vai criar 1.º Atlas das Aves

          “Um projeto “inovador”, a apresentar hoje em Évora, vai elaborar, até final de 2013, o primeiro Atlas das Aves Invernantes e Migradoras de Portugal, inventariando a distribuição e abundância destas espécies em todo o território nacional.

Os organismos envolvidos são a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB), Laboratório de Ornitologia da Universidade de Évora, Secretaria Regional de Ambiente e do Mar dos Açores, Parque Natural da Madeira e Associação Portuguesa de Anilhadores de Aves.

O projeto, que é apresentado hoje em Évora, na universidade local, vai envolver toda a comunidade ornitológica nacional, pretendendo recolher informação fundamental sobre a abundância e distribuição das aves fora do período reprodutor.

“Será certamente um marco na ornitologia portuguesa e uma ferramenta essencial para a conservação da natureza”, realça a SPEA.

Domingos Leitão, um dos responsáveis desta Organização Não Governamental da área do Ambiente (ONGA), frisou hoje à Agência Lusa tratar-se de um projeto “inovador”, pois, abrange “um período do ciclo anual das aves que não tinha ainda sido coberto em Portugal”.

O país, disse, já dispõe de dois atlas sobre as aves nidificantes no território continental, mas, até agora, não tinha sido realizado um trabalho idêntico para inventariar as espécies de aves invernantes e migradoras que passam por Portugal.”

(DATA DA PUBLICAÇÃO DA NOTÍCIA: 21 de Junho de 2011)

[FONTE: http://local.destakes.com/evora/ ; http://www.destakes.com/redir/9a3fc6df28ebf8f2f028762a555caa2c]

 

Os comentários estão fechados.