Portel, vila localizada entre Évora e Beja, no coração do Alentejo com grande interesse histórico, que garantiu a sua carta foral no século XIII.
A vila está abrangida por uma vasta área natural, onde se destacam essencialmente os seus recursos agropecuários. É uma região atrativa e repleta de tradições, marcada pela diversidade da paisagem dominada pelo montado.
Portel fica entre a serra e a planície, onde o imponente castelo fundado no século XIII, reprime o branco casario da vila, que é uma porta de acesso ao Alqueva, o maior lago artificial da Europa, formado pela Barragem de Alqueva.
A riqueza e diversidade da flora da Serra de Portel, com condições climatéricas favoráveis, dão ao mel de Portel, que é detentor características muito próprias, que lhe dão uma excelente qualidade, e crescente procura.
Pela altura do Verão, a vila enche-se de visitantes que vem para as festas tradicionais.
De Portel é também conhecido pelo Grupo Coral de Cantares Regionais de Portel, criado a 5 de Janeiro de 1976, aquando de um pequeno número de portelenses decidiu percorrer as ruas da vila, fazendo ouvir-se o “Canto dos Reis”.

Grupo Coral de Cantares Regionais de Portel numa apresentação televisiva no programa "Operação Triunfo".
Para mais informações sobre o Grupo Coral de Cantares Regionais de Portel, e para conhecer alguns registos músicais que por este se fazem ouvir, visite as seguintes páginas:
Para saber mais:
Para ouvir:
[FONTE: http://www.guiadacidade.pt/pt/poi-portel-15783]
[FONTE: http://www.cm-portel.pt/pt/conteudos/noticias/32%20Anos%20a%20Cantar%20Portel.htm]