Museus

          Em Évora, são 8 os museus que podemos visitar e explorar.

Museu de Évora

Museu de Évora

“A história do Museu de Évora remonta a 1804, quando Frei Manuel do Cenáculo, Arcebispo de Évora, inaugurou a Biblioteca Pública, em que se reuniam também parte das suas colecções de Arte, Arqueologia e Naturália. Formalmente, o Museu de Évora só seria criado depois da implantação da República, por decreto de 1 de Março de 1915. Recebeu para a sua instalação algumas salas do Paço Episcopal, entretanto expropriado pelo governo, manifestamente insuficientes para a apresentação das colecções. Depois de se ter projectado a sua instalação no Convento dos Lóios, viria a ser instalado em 1921 no Palácio Amaral, comprado para o efeito. Em 1926, um violento terramoto degradou estas instalações, obrigando ao regresso das colecções às salas do Paço Episcopal, edifício onde mais tarde, por troca com o Palácio Amaral, o Museu se instalaria definitivamente em 1929.”

Endereço: Largo Conde Vila Flor

Telefone: 266708095

Fax: 266708094

E-mail: mevora@imc-ip.pt

Web: http://museudevora.imc-ip.pt

Horário: 10h00 – 18h00 – Quarta-feira a Domingo // Terça-feira 14h30m – 18h00

Encerramento: Segunda-feira

 

Museu de Arte Sacra da Catedral de Évora

Museu de Arte Sacra da Sé (Entrada)

“Possui uma das melhores colecções de arte sacra em Portugal, abrangendo escultura religiosa, pintura, paramentaria e mobiliário. A sala gótica alberga a colecção mais famosa do museu: a ourivesaria sacra.”

Endereço: Largo Marquês de Marialva

Telefone: 266759330

 Fax: 266759339

Horário: 09h00 – 12h00 / 14h00 – 16h30

Encerramento: Segunda feira

Convento dos Remédios – Espaço Museológico

Convento dos Remédios

Endereço: Avenida  S. Sebastião

Telefone: 266777033

 

 

 

 

Centro de Artes Tradicionais – Antigo Museu do Artesanato

Centro de Artes Tradicionais - Antigo Museu do Artesanato

          “O edifício do antigo Museu do Artesanato, agora Centro de Artes Tradicionais, exibe mostras sobre diversas manifestações artísticas artesãs e reúne as artes tradicionais do distrito.

Antigo Museu do Artesanato, e originalmente Celeiro Comum, o Centro de Artes Tradicionais pretende divulgar e promover as artes tradicionais. Para isso organiza exposições, promove visitas a espaços onde as peças de artesanato são fabricadas, convida artistas para explicarem e demonstrarem o modo como fazem a sua arte.

Além de possuir uma colecção com mais de 2000 peças, o edifício – o primeiro Celeiro Comum criado em Portugal, é um espaço magnífico perto da famosa Capela dos Ossos.”

Endereço: Praça 1º de Maio, n.º 3

Telefone: 266771212

E-mail:  cat.celeirocomum@turismodoalentejo-ert.pt

Web:  http://catekero.blogspot.com

Horário: 09h30 – 12h30 – 14h00 – 18h00

Encerramento: Domingo

Unidade de Museologia CEA – Antiga Central Elevatória das Águas da cidade de Évora

Unidade de Museologia CEA - Antiga Central Elevatória das Águas da cidade de Évora

          “A Central Elevatória de Água, localizada no centro histórico de Évora, está actualmente desactivada, e funciona como uma unidade museológica, patente ao público. Construída para permitir o fornecimento de água a todos os pontos da cidade, esta central era parte essencial da rede de distribuição de água ao domicílio inaugurada a 4 de Junho de 1933.
Com este sistema, que reconstruiu as captações e os troços do Aqueduto da Água da Prata, desde a Graça do Divor até à cidade, passou a ser possível a elevação da água à parte alta da cidade, assegurando uma pressão conveniente nos andares superiores dos prédios e permitindo um combate eficaz contra os incêndios. Até então, o abastecimento de água à população era feito exclusivamente através das fontes e chafarizes, chegando apenas a algumas casas, através do aqueduto.
Todo este projecto é da autoria do Engenheiro Viriato Castro Cabrita, posteriormente substituído pelo Engenheiro Ricardo Teixeira Duarte, e as suas construções em cimento armado foram da responsabilidade do Engenheiro Virgílio Preto.
Importante testemunho da história eborense, que deve ser preservado devido ao seu valor artístico e industrial, a CEA engloba um conjunto ímpar de estruturas imóveis, nomeadamente uma câmara de manobras, quatro reservatórios de chegada, uma estação elevatória e um reservatório de serviço regulador de distribuição de água.
De todo este complexo, evidencia-se a estação elevatória, que alberga ainda a última maquinaria que aí funcionou, tendo o seu edifício a particularidade de apresentar elementos arquitectónicos de estilo internacional e estando decorado com elementos Arte Déco.
A CEA, desde o início usando energia eléctrica, funcionou durante várias décadas, passando em 1966 a receber água da Albufeira do Divor. Na década de 70, a construção de depósitos soterrados na encosta do Alto de São Bento levaram ao seu encerramento.”

Web: www.cm-evora.pt/piphe (em actualização)

Horário: 09h00 – 12h30 // 14h00 – 17h30

Encerramento: Fim de semana e Feriados

Observações: Visitas guiadas por marcação

Ludoteca – Museu do Brinquedo

Endereço: Parque Infantil – Jardim Público

Telefone: 266701789

Web: http://www.evora.net/Ludoteca/default.htm

Horário: Segunda a Sexta feira – 10h00 – 12h30 / 14h00 – 17h30

Encerramento: Fim de semana

Museu de Carruagens do séc. XVIII / XIX 

          “O Museu de Carruagens foi criado no ano de 1994, dado que nessa altura surgiu a necessidade de conservar este tipo de património cultural. O Museu inclui uma colecção de carruagens e igualmente o património do Alentejo e a obra de artistas plásticos. A colecção de carruagens resulta da cooperação entre o Instituto de Cultura Vasco Vill’alva e os diversos proprietários que manifestaram interesse em participar.”

Endereço: Largo Mário Chicó

Telefone: 266743712

Web: www.icvv.no.sapo.pt

Horário: 10h00 – 12h00 // 15h00 – 18h00

Encerramento: Domingos e Feriados

Núcleo Museológico de Metrologia – Casa da Balança

Núcleo Museológico de Metrologia - Casa da Balança

          “Em Junho de 1997, a Divisão Cultural da Câmara Municipal de Évora dava início ao estudo e inventariação de um espólio metrológico que viria a constituir o fundo patrimonial de um núcleo museológico dedicado à Metrologia, sediado na cidade de Évora, e que se veio a denominar Casa da Balança.”

Endereço: Largo do Chão das Covas, n.º 15

Telefone: 266777192

Fax: 266777112

E-mail: casadabalanca@mail.evora.net

 ________________________________________________

[FONTE: http://www2.cm-evora.pt/guiaturistico/museus.htm]

[FONTE: http://museudevora.imc-ip.pt/pt-PT/museu/ContentDetail.aspx]

[FONTE:http://www.lifecooler.com/portugal/patrimonio/MuseudeArteSacradaSedeEvora]

[FONTE: http://www.guiadacidade.pt/pt/poi-centro-de-artes-tradicionais-de-evora-20422]

[FONTE: http://www.cm-evora.pt/pt/conteudos/areas%20tematicas/Cultura/A%20ANTIGA%20CENTRAL%20ELEVAT%c3%93RIA%20DE%20%c3%81GUA%20DA%20CIDADE%20DE%20%c3%89VORA.htm]

[FONTE: http://u-plasma.com/evora/extras/e-gratis/museu-de-carruagens-dos-sec-xviii-e-xix/]

[FONTE: http://www2.cm-evora.pt/casadabalanca/casa_balanca.asp]