Borba

Vista de Borba

          Borba é mais uma das cidades bonitas do Alentejo. É conhecida pela sua qualidade de dois grandes artigos: Vinhos e Mármores. O mármore como uma das principais produções está por toda a cidade bem visível.

A sua história conta que Borba apresenta vários vestígios da ocupação humana, como as tribos celtas, mas o seu grande desenvolvimento deu-se a partir da Reconquista Cristã ao poder Mourisco, em 1217, tendo sido entregue à Ordem de São Bento de Avis.

A cidade de Borba está próxima de localidades como Elvas, Estremoz e Vila Viçosa e para além disso está também próxima de Espanha.

Alguns monumentos são merecidos de reconhecimento na cidade de Borba. Tais como: A Igreja Matriz do século XV, a Capela do Senhor Jesus dos Aflitos (século XVII), Igreja Paroquial São Bartolomeu, Capela Santo António, a Capela de São Sebastião, a Fonte das Bicas ou Chafariz de Borba (construção de 1781) e também os carismáticos Passos do Senhor (obras do século XVIII), todos eles esculpidos em mármore.

Algumas casas senhoriais, como a Casa Nobre dos Morgados Cardosos ou a Casa de Borba, e Palácios como o Palácio Silveira Meneses e o Palácio da Família Alvarez demonstram a importância económica da cidade desde à séculos atrás.

Para além da grande importância do mármore o vinho também é dos mais célebres no País e também já com reputação internacional. Distingue-se pela boa cor e pelo seu forte paladar que pode ser apreciado na Festa do Vinho e da Vinha, que se realiza anualmente na primeira quinzena de Novembro.     

 

[FONTE: http://www.guiadacidade.pt/pt/poi-borba-15150 ]