Viana do Alentejo

Santuário Nossa Senhora D' Aires.

          Situada entre Évora e Beja, a Vila de Viana do Alentejo, outrora chamada de “Viana a par d’Alvito”, foi desde os tempos mais remotos uma região com um papel defensivo estratégico. Os vestígios de ocupação humana desta área revelam influências da época dos Romanos, que sofreu profundas modificações aquando das ocupações Muçulmanas, acabando por ser repovoada no século XIII.

Circundada por paisagens de grande beleza natural, Viana é também única pela sua riqueza, beleza e diversidade patrimonial. É quase como que um mostruário de épocas e estilos, que é comprovado por monumentos como o Castelo e a Igreja Matriz, ou o Convento de N.ª Sr.ª da Piedade e de São Vicente, o que resta do Convento de Jesus (fundado em 1548), a Igreja de São Vicente, nas Alcáçovas, ou o Santuário Nossa Senhora D’ Aires, que se encontra a cerca de 2 km do centro histórico de Viana, e que atrai peregrinos desde 1743, e é um dos principais palcos das festas em honra de Nossa Senhora de Aires, celebradas anualmente em Setembro.

Já o artesanato da região, é conhecido pela olaria e pelos tradicionais chocalhos. Nas Alcáçovas é possível visitar o Museu dos Chocalhos.

[FONTE: http://www.guiadacidade.pt/pt/poi-viana-do-alentejo-15782]