Restaurantes

Deixamos aqui algumas sugestões de restaurantes da cidade de Évora tipicamente regionais e conhecidos pelos seus famosos pratos de cozinha  Alentejana.

“ O Fialho”

Logótipo - Restaurante "O Fialho"

O restaurante O Fialho é um dos restaurantes mais importantes da cidade de Évora. Começou por ser uma tasca, fundada por Manuel Fialho, pai dos actuais donos: Gabriel e Amor Fialho. Gabriel tem a seu cargo a Cozinha e Amor Fialho é o responsável pelas Relações Públicas.  

Desde a altura dos anos 40 que o Restaurante “Fialho” serve petiscos, comida simples e regional, apostando também na qualidade dos vinhos.

Foram várias as medalhas que este Restaurante ganhou. Em 1980, a Medalha de Prata de Mérito Turístico, Restaurante do Ano em 1989 e 1991. Coleccionou prémios culinários em Portugal e na Europa. O seu cozinheiro chefe foi nomeado “Membro de Honra” de várias associações culinárias nacionais e estrangeiras e recebeu a distinção de Melhor Profissional de Cozinha do Ano.

Para além de todos estes prémios, o Restaurante “Fialho” demonstra inequivocamente a sua contribuição para a divulgação da gastronomia portuguesa.

Para mais informações consulte: http://www.restaurantefialho.com

Fonte: http://www.lifecooler.com/edicoes/lifecooler/desenvRegArtigo.asp?reg=330352

“ O Antão”

Entrada "Restaurante o Antão"

No Restaurante “Antão”, a tradição já vem a ser praticada desde à muito tempo. Esta tradição é respeitada e praticada como uma arte que se transmite de geração em geração Na cozinha do ANTÃO, a Tradição dos comeres é respeitada e praticada como uma arte que se transmite de geração em geração. Os queijos, os vinhos e os Doces Conventuais estão sempre à mesa do Restaurante “Antão”.

Está situado na Rua João de Deus, nº 5

Telefone: 266706459

Fax: 266707036

Fonte:  http://www.lifecooler.com/Portugal/restaurantes/RestauranteOAntao

“ O Grémio”

Restaurante "O Grémio"

O actual restaurante “ O Grémio” nos primórdios da sua existência era apenas um espaço simples onde funcionava um singelo serviço de refeições e onde os Homens da Lavoura tinham por hábito reunir-se para conversarem.

 Foram todas estas experiências e noites passadas de tertúlia que deram o nome a este restaurante.

Foi considerado pelos mais exigentes críticos de gastronomia como um dos melhores sítios para se apreciar a comida em todo o Portugal.

As suas especialidades são: Sopa de Feijão com Mogango, Corvina com Molho de Ovo, Entrecosto com Migas de Hortelã e Bolo do Convento de Santa Clara.

O restaurante “ O Grémio” está situado na Rua da Alcárcova de Cima, nº 10 em Évora.

Fonte: http://www.lifecooler.com/Portugal/restaurantes/RestauranteOGremio

“ O Guião”

Restaurante "O Guião"

Este restaurante está situado no centro histórico de Évora, tem um ambiente familiar e aposta nos pratos regionais. A sua decoração está revestida nas paredes com azulejos do século XVII.

As suas especialidades de sopas são: Sopa de Cação e Sopa de feijão e batata com ossos de porco.

Especialidade de Peixe: Cação com gambas, Bacalhau à Brás e Açorda de marisco.

Especialidades de Carne: Borrego assado à Guião, Bochechas assadas de porco preto e Entrecosto com couve lombarda.

E por fim as especialidades dos Doces: Morgado, Sericaia com ameixas de Elvas, Encharcada de Évora, Bolo de Requeijão e Bolo Fidalgo.

Está localizado na Rua da República nº 81 em Évora

Telefone: 266703071

Fonte: http://www.lifecooler.com/Portugal/restaurantes/RestauranteGuiao

 

“Lis”

 

O restaurante “ Lis” está situado na Rua Diana de Lis nº 5 em Évora.

As suas especialidades em pratos regionais são: Sopa de Cação, Açorda com Bacalhau e Ovo, Sopa de Tomate com Enchidos e Ovos, Migas de Pão à Alentejana, Migas de Couve- Flor com Carne do Alguidar, Migas de Tomate com Carapaus Fritos, Carne de Porco com Amêijoas e Pezinhos de Coentrada.  

Fonte:  http://noticias.sapo.pt/local/evora/pi/restaurantes/2522172/

“ Taberna Típica 4ª Feira”

Restaurante "Taberna Típica 4ª Feira"

O restaurante “Taberna Típica 4ª Feira” é herdeiro das tradições das antigas tabernas da cidade. O seu ambiente é cativante e a sua cozinha regional é cuidada, que alia um vinho desenhado exclusivamente para a “Taberna Típica 4ª Feira”.

Está situado na Rua do Inverno nº 16-18 em Évora.  

Fonte: http://www.lifecooler.com/edicoes/lifecooler/desenvRegArtigo.asp?reg=335150&funcao=topico&tipos=5