Arraiolos

Castelo de Arraiolos

      A Vila de Arraiolos, tipicamente Alentejana, é sede de concelho, e está situada no distrito de Évora. É principalmente conhecida pelos seus típicos bordados que vão passando de geração em geração. Estes bordados tradicionais reconhecem o nome desta Vila nacionalmente. A produção destes “tapetes de Arraiolos”, arte iniciada no tempo dos Mouros, no século XII. Desenvolveu-se no século XV. O auge da sua beleza foi atingido no século XVIII, com os motivos florais.

Modelo de um Tapete de Arraiolos

 

      Data vestígios de presença humana de tempos antigos, presumivelmente desde o Neolítico, ou mesmo desde o Calcolítico, a região do concelho de Arraiolos já teria mesmo uma significativa ocupação humana desde o IV Milénio a.C. Foram assim vários os povos que ocuparam este território, que conta pois com uma longa e rica história.

      A paisagem da região, tipicamente alentejana, é um dos maiores bem patrimoniais da Vila, tendo-se do Castelo da Vila um panorama extraordinário sobre o bonito casario branco e toda a natureza circundante. Encontramos também a Igreja do Salvador, uma interessante construção do século XVI, rodeada pelas muralhas. Fazendo parte do importante legado patrimonial de Arraiolos, encontramos a Igreja da Misericórdia e a fonte rural do Chafariz dos Almocreves, inseridos no centro histórico.

      Perto de Arraiolos, podemos visitar a aldeia de Santana do Campo, construída na sua grande maioria sobre Ruínas Romanas, onde existe uma estação arqueológica, e onde se pode ver o Templo Romano.

É no mês de Maio que a Vila de Arraiolos comemora o evento “O Tapete Está na Rua”, onde a cultura local é a principal atraente para residentes e visitantes.

 
      Para além disto, a Gastronomia da região é também muito apelativa e tradicionalmente alentejana, destacando-se os pratos de “Porco”, de “Borrego”, de “Vitela”, as “Sopas Alentejanas”, as “açordas” e as “migas”, tudo regado com os conhecidos vinhos alentejanos de grande qualidade.

 

 

[Fonte: http://www.guiadacidade.pt/pt/poi-arraiolos-15441]