Infobus do Voluntariado em Évora para consciencializar os jovens

          “A Vereadora da Câmara Municipal de Évora, Cláudia Sousa Pereira, visitou o “Infobus do Voluntariado” que passou esta semana por Évora e procura dar a conhecer o princípio do voluntariado e a importância deste na sociedade, incentivando os jovens a serem voluntários em instituições, dedicando o seu trabalho e talento a causas de interesse social e comunitário. 

Esta campanha itinerante nacional insere-se no Ano Europeu do Voluntariado, que se assinala em 2011, e é dinamizada pela Federação Nacional das Associações Juvenis e pela Entrajuda – Apoio a Instituições de Solidariedade Social, contando com a colaboração das entidades locais. 

Em Évora, as entidades envolvidas foram a Escola Profissional da Região Alentejo (EPRAL) e a Câmara Municipal de Évora, tendo o espaço/carrinha do “Infobus do Voluntariado” ficado estacionado junto à EPRAL e recebido jovens ao longo de todo o dia, nomeadamente alunos daquela instituição.  

Os jovens que não puderam aceder a esta campanha em Évora têm ainda forma de obter informações, conhecer propostas ou inscrever-se na rede social do voluntariado criada no Faceboook, denominada volunteerbook, podendo também ir ao maior site português de voluntariado www.bolsadovoluntariado.pt procurar uma instituição ou projecto que precise de voluntários onde poderão dar o seu contributo. As instituições também podem contactar os jovens desta forma.  

Ambiente, Animais, Cidadania, Cultura, Desporto, Direitos Humanos, Política e Solidariedade são as principais áreas de trabalho. O Infobus vai agora mais para o Sul, em direcção a Beja e ao Algarve, seguindo mais tarde para o Norte do País. 

A Vereadora Cláudia Sousa Pereira aceitou o convite dos organizadores para conhecer este espaço/stand onde, com a colaboração de jovens monitores, são desenvolvidas actividades lúdicas educativas e distribuída informação relacionada com o voluntariado e que, durante os meses de Junho e Julho, irá percorrer 20 concelhos dos 18 distritos de Portugal Continental.

“No voluntariado não ganha só quem recebe, ganha também quem dá e isso é muito interessante”, sublinhou a Vereadora após a visita feita ao Infobus, mostrando o seu inteiro apoio a esta causa de importância tão significativa, que através da utilização das novas tecnologias da informação abrange cada vez mais pessoas e permite que todos os envolvidos beneficiem do trabalho desenvolvido nesta área. 

Salientou também a utilidade do volunteerbook para a autarquia eborense, possibilitando que esta divulgue todas as acções e programas que realiza no domínio do voluntariado a um leque ainda mais vasto de pessoas nos mais diversos concelhos e regiões do País, dando como exemplo o facto de um jovem que venha estudar para a Universidade de Évora ou para outra instituição eborense, poder agora aceder logo ao site e planear a sua vida futura, inscrevendo-se nos projectos que mais aprecia e mantendo assim o seu espírito voluntário activo.”

[FONTE: http://local.destakes.com/evora/ ; http://www.destakes.com/redir/b71180f9f28e037c18b8f677e07c2698]

Os comentários estão fechados.