“Pig Parade” invade Évora

Peça da Exposição "Pig Parade"

          “Cerca de quatro dezenas de réplicas de porcos pintados por alunos de alguns estabelecimentos de ensino do concelho vão estar expostos pela cidade de Évora, a partir do dia 14 de Junho, naquele que será o primeiro acto do 2º Congresso Iberoamericano de Suinicultura (OIPORC), que decorrerá no Evorahotel de 21 a 24 de Junho. 

Com a realização desta “Pig Parade”, a exemplo do já sucedeu com vacas e com árvores, a organização pretende homenagear os produtores, lavradores, técnicos e comerciantes que se encontravam às terças-feiras na Praça de Giraldo para aqui efectuar transacções de gado dando corpo ao que mais tarde se passou a denominar como “o dia do porco” em Évora. 

“É objectivo da organização reconstruir memórias afectivas e culturais junto da população da cidade de Évora e dos concelhos limítrofes, ao relembrar uma importante actividade económica e social da região” esclarece o Presidente da Comissão Organizadora da OIPORC. 

Em conferência de imprensa, que teve lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho, Joaquim Dias revelou ainda que “os porcos” serão depois leiloados, no dia 29 de Junho, na Horta das Laranjeiras, com a totalidade do valor apurado a reverter a favor da APPACDM de Évora. 

No encontro com os jornalistas foi dado a conhecer ainda a realização, no dia 20 de Junho, de um Mega Churrasco, a partir das 19h00, na praça 1º de Maio, onde a organização disponibilizará gratuitamente cerca de 800 quilogramas de febras. 

Congresso reúne 500 participantes.

“Economia: o Futuro da Fileira da Carne de Porco por excelência” será o enfoque principal do 2º Congresso Iberoamericano de Suinicultura que decorrerá em Évora de 21 a 24 de Junho, contando com a presença de 500 congressistas, sendo que metade é oriunda do estrangeiro. 

Numa altura em que o sector atravessa uma profunda crise económica e se debate com enormes dificuldades face ao inusitado e elevado preço das matérias-primas para o fabrico de rações e o consequente agravamento do custo de produção e a perda inevitável de competitividade no mercado nacional e internacional, os temas em análise neste congresso serão de grande oportunidade e importância numa perspectiva futura da carne de porco, revela a organização, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Évora e do Turismo do Alentejo.”

[FONTE: http://local.destakes.com/evora/ ; http://www.destakes.com/redir/ddee67c731a479dcadd527bd02aed430]

Os comentários estão fechados.